Como elaborar um bom currículo e se destacar




Aprender como elaborar um bom currículo passa a ser considerado um desejo de muitas pessoas e não apenas de jovens que estão iniciando a sua batalha no mercado de trabalho. O ato de como elaborar um bom currículo e se destacar entre os candidatos de uma vaga é mais do que fundamental, pois ele é de fato o principal responsável por mostrar para as empresas que está interessado em fazer parte de seu time de colaboradores e ajudá-la conquistar o seu sucesso.

Quando se fala em aprender como elaborar um bom currículo e se destacar é comum encontrar pessoas com dúvidas parecidas e de fato estão relacionadas a informações que são ou não relevantes de compartilhar, se colocam foto ou não, quantas páginas devem ter um bom currículo, o que destacar e o que não deve e outros itens distintos que devem ser analisados com atenção para que o seu currículo seja o mais ideal possível para encaminhar aos recrutadores.

Para que entenda como elaborar um bom currículo e se destacar é necessário saber que o bom currículo não é aquele que possui informações em demasiado sobre a sua trajetória profissional. Pelo contrário, o bom currículo é aquele que tem informações relevantes e que são suficientes para que todos recrutadores tenham vontade de selecioná-lo para fazer uma entrevista. Sendo assim, passa a ser necessário que nesse quesito o menos é mais e válido para se destacar.

Como elaborar um bom currículo

 

Mas afinal como elaborar um bom currículo?

Essa é uma questão vista como complexa para algumas pessoas, mas quando a mesma entende quais são seus princípios relacionados com essa ideia de como elaborar um bom currículo a tarefa de criar o seu se tornará algo fácil. Para ter o bom currículo que se destaca diante dos outros é preciso seguir basicamente três regras. A primeira é deixá-lo mais objetivo. A segunda é ter as informações sobre experiências passadas e terceira estar de acordo com o cargo desejado.

Ao seguir essas três regras é provável que o currículo se torne um documento do qual as empresas valorizam e passam a priorizar no momento de selecionar os candidatos. Entenda que o currículo é basicamente o seu cartão de visita e por isso é necessário mostrar a todos recrutadores que você é um profissional capacitado através das informações que estão presentes no mesmo. Seja mais  coerente, analise todas as vagas que se candidatará e o elabore com critérios.

Aprendendo como elaborar um bom currículo

O currículo considerado ‘bom’ passa a ser aquele que conta a sua história para a empresa sem conter exageros. Nesse momento você deve analisar as vagas a qual deseja se candidatar, veja qual o ramo que a empresa atua para colocar as informações relacionadas a ela e que possam interessá-los. Comece o currículo com os dados pessoais. Coloque nome completo, a data de nascimento, estado civil e caso seja solicitado os seus documentos ou as suas referências pessoais.

Coloque os meios de contato como e-mail e telefone, e em seguida o objetivo que possui indicando uma área de interesse. Você pode colocar em seguida as suas experiências profissionais com atividades desempenhadas, sua formação acadêmica, as qualificações e principalmente os idiomas que você fala. Passa a ser necessário analisar o que a empresa solicita na descrição da vaga e se você tiver o que ela solicita você poderá destacar essa informação no seu currículo.

Aprendeu como criar um bom currículo? Então é só encaminhá-lo

Se você aprendeu como criar um bom currículo pode-se dizer que já está com meio caminho andado. Basta preencher suas informações de forma coerente e encaminhar para recrutadores das vagas que está interessado. O seu currículo deve ter, no máximo, duas páginas com informações necessárias para o cargo. A questão da foto deve ser considerada apenas quando as empresas passam a solicitar. Caso contrário, elas são dispensáveis e não devem estar no currículo.

Aprendeu como criar um bom currículo?

Todas as dicas fornecidas ao longo do conteúdo devem ser consideradas com o princípio de que você deve analisar o que o recrutador solicitou na descrição da vaga e então adaptar o seu currículo para que esteja de acordo com o perfil solicitado pela a empresa.



Achou essas dicas importantes? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos e curtir para as dicas de como criar um bom currículo ajudem outras pessoas.

 

error: Não autorizado para cópias